Publicado em

Entenda suas Obrigações e Direitos ao Morar de Aluguel!

Você precisa entender suas obrigações e direitos ao morar de aluguel. Com bastante frequência aparecem clientes com perguntas sobre o que fazer com problemas surgem no processo de locação.
Nos surpreende com regularidade a quantidade de clientes que Moram de Locação, que alegam não entenderem absolutamente nada do assunto.
Nossa surpresa se origina do fato que a Grande MAIORIA dos Locatários optam por pagar aluguel para morar por escolha ou por necessidade, colocando-os em uma condição de necessidade natural de entendimento das regras locatícias. Mas infelizmente não é o que acontece.
Seja por necessidade ou por opção, fato é que MORAR DE ALUGUEL torna-se uma despesa mensal recorrente que envolve tantas obrigações e deveres para todos que vivem dentro do imóvel locado, que merece ser melhor entendido para que confusões e discussões desnecessárias tragam insegurança e ás vezes prejuízo.
Por isso elaboramos um guia com 10 informações que não podem faltar para quem Aluga um imóvel para morar:

Obrigações e Direitos ao Morar de Aluguel

1 - NUNCA alugue um imóvel de forma VERBAL. Não há como provar sem dúvida o que foi combinado, por isso, EXIJA UM CONTRATO.

2 - NUNCA assine um contrato sem ler!! Se tiver dúvida pergunte, nunca assine com dúvida.

3 - O Locador ou Proprietário do Imóvel deve, para segurança de todos, fazer uma vistoria no imóvel antes do Locatário entrar. NUNCA entre em um imóvel sem antes ler e assinar a vistoria juntamente com o contrato.

4 - Você receberá a POSSE DIRETA do imóvel. Por isso é ILEGAL, que o Locador, ou qualquer outra pessoa TENHA UMA CÓPIA DA SUA CHAVE. Ao receber as chaves do imóvel, procure um Chaveiro e TROQUE O SEGREDO da porta de entrada do imóvel.

5 - Como Posseiro em razão da Locação, NINGUÉM pode entrar no imóvel enquanto a Locação estiver no seu curso, SENÃO com a sua autorização e presença.

6 - Depois de ter ingressado dentro do imóvel e ter dado tudo por bom e funcionando, todos os reparos que forem necessário do USO DIÁRIO do bem é você quem tem que fazer, a exemplo: fechaduras, chaves, chuveiros, móveis, qualquer objeto ou item que você venha a quebrar.

7 - O Locador é responsável pela estrutura do imóvel. Paredes, teto, caixa d´agua, encanamento, parte elétrica, telhado, e tudo mais que depender de reparo estrutural.

8 - O Locatário é responsável pelo imóvel enquanto a posse dele detiver em razão da Locação firmada. Por isso se recomenda que ocorra um SEGURO do imóvel, você como Locatário não precisa da autorização do Locador para fazer isso. É só fazer.

9 - Se você Alugar um imóvel em Condomínio, EXIJA IMEDIATAMENTE a assinatura do Contrato que lhe seja disponibilizada a Convenção e o Regimento Interno do Condomínio! Essas duas regras SÃO LEI E FAZER VALER OS DIREITOS DOS CONDOMINOS. Não receba multas por desconhecimento, não irão te poupar, pois tem a OBRIGAÇÃO de conhecer as regras de convivência do Edifício.

10 - Ao terminar a Locação exija no mínimo um RECIBO DE ENTREGA DE CHAVES, para PROVAR que você devolveu a POSSE DO IMÓVEL a imobiliária ou ao Proprietário. Depois desta data não poderão mais cobrar aluguéis de você, e CLARO, ENTREGUE O IMÓVEL HABITÁVEL, tire fotos.

Seguindo essas dicas você certamente terá uma Locação com um caminhar menos tortuoso!

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse