Publicado em

Papel Zero – Nossa forma de Ajudar o Planeta

Uma das ferramentas que trabalhamos em nosso programa Papel Zero é desenvolvida em parceria com a empresa Docusign, que nos fornece a tecnologia necessária para geração de documentos com assinatura eletrônica. Para que tenhamos métrica para aumento eficiência em nossos processos, mapeamos constantemente os resultados relacionados com a emissão de documentos com base no relatório de impacto gerado por nossas operações com documentos criados e impressão de papel.

Abaixo você confere como foi nosso desempenho relacionado ao impacto ambiental em relação ao uso de papel.

OPX Imóveis | Papel Zero
Gráfico OPX Imóveis | Papel Zero

Para construção do relatório, a Docusing utiliza cálculos de impacto ambiental associados à redução do uso de papel baseados no uso global da DocuSign em todas as contas. Para estimativa da empresa o número de folhas de papel salvas e feito observando 3 fatores:

Número de envelopes enviados

Número de páginas por envelope

Número de destinatários por envelope

Para a Docusign, esse modelo pressupõe que cada destinatário de um documento o imprimiria uma vez, em média, e que o papel usado conteria 10% do conteúdo reciclado.1

 

Algumas estimativas de impacto ambiental foram realizadas com base na Calculadora de papel de rede de papel ambiental, versão 4.0. Veja mais informações em www.papercalculator.org. abre em uma nova janela.

 

Os hábitos de uso de papel e os processos de manufatura podem mudar ao longo do tempo, e a DocuSign reserva-se o direito de periodicamente atualizar as hipóteses usadas para estimar o impacto ambiental do uso de produtos da DocuSign, o que pode aumentar ou diminuir as estimativas de impacto ambiental apresentadas. Outros dados utilizados na determinação das estimativas de impacto ambiental e das equivalências são os seguintes:

 

Emissões anuais de CO2 de um refrigerador (classificação A++): Carbonfootprint.com abre em uma nova janela

Galões de água em uma banheira: Boletim informativo da EPA Watersense abre em uma nova janela

O peso dos resíduos sólidos em uma lixeira de 20 galões: Planejamento e sustentabilidade da cidade de Portland abre em uma nova janela

 

A empresa ressalta que todos os dados estimados de impacto ambiental apresentados são fornecidos exclusivamente para fins ilustrativos e informativos e não devem ser considerados como uma representação completamente precisa dos benefícios ambientais ou do impacto derivado da redução do uso de papel decorrente do uso de produtos da DocuSign. Observe que os dados estimados também são baseados apenas em uma análise dos fatores acima: a DocuSign não levou em consideração outros impactos ambientais de seu uso do serviço da DocuSign, os impactos ambientais internos da sua empresa como um todo, ou os impactos ambientais da sua empresa que não estejam relacionados ao seu uso da DocuSign.

Você já tinha pensando em todas essas informações e como isso impacta no mundo em que vivemos? Nós sim, e entendemos que fazer nossa parte é fundamental para a melhoria do ambiente que nos cerca, com programa Papel Zero e as diversas posturas de transformação digital que adotamos, compreendemos que conseguimos fazer do nosso planeta um lugar um pouquinho melhor.

Notas de rodapé:
1 - Como nem todo o papel é proveniente de fibras de árvores virgens, a estimativa dos impactos ambientais decorrentes da redução do uso de papel pressupõe uma porcentagem de conteúdo reciclado de 10%, ligeiramente superior e mais conservadora do que a estimativa de 8% contida no State of the Global Paper Industry Report de 2018. A Calculadora de papel da rede de papel ambiental usa dados da América do Norte em sua calculadora. Para obter mais informações sobre a Calculadora de papel, visite: https://c.environmentalpaper.org/about.html.
Fonte: https://app.docusign.com/reports/overview

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse