Publicado em

FGV IBRE – Resultados Econômicos de Julho 2022

Antes mesmo de falar sobre os resultados econômicos do mês de julho do ano de 2022, é preciso entender mais sobre o FGV IBRE!

Você conhece o INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA (FGV IBRE)?

O Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) foi criado em 1951. É a unidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) que tem por missão pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas, de alta qualidade, que sejam relevantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas ou da ação privada na economia brasileira, estimulando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país.

Desde a sua criação, o FGV IBRE desenvolve estudos socioeconômicos, pesquisas, análises e diversos indicadores baseados no levantamento de dados econômicos, financeiros e empresariais.

Entre as estatísticas econômicas produzidas pelo IBRE destacam-se os índices de preço e os indicadores de tendências e ciclos de negócio, de ampla utilização por estudiosos, analistas da economia brasileira e gestores na esfera pública e privada.

Para conhecer mais acesse o link: https://portalibre.fgv.br/

Quanto as resultdos do mês de julho de 2022, extraímos diretamente do site da FGV IBRE os principais resultados dos indicadores econômicos que estão diretamente ligados ao setor imobiliário.

Abaixo você tem os principais resultados e o link para conferir o resultado completo:

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,21% em julho ante o mês anterior, com este resultado o índice acumula alta de 10,08% em 12 meses. https://portalibre.fgv.br/noticias/igp-m-varia-021-em-julho

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 1,16% em julho. Com este resultado, o índice acumula alta de 11,66% em 12 meses. A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços passou de 1,40% em junho para 0,60% em julho. O índice referente à Mão de Obra variou 1,76% em julho. https://portalibre.fgv.br/noticias/incc-m-sobe-116-em-julho

PIB-FGV aponta retração

O Monitor do PIB-FGV aponta retração de 0,8% na atividade econômica em maio na comparação com abril, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Na comparação interanual a economia cresceu 4,4% em maio e 3,7% no trimestre móvel findo em maio. https://portalibre.fgv.br/noticias/monitor-do-pib-fgv-aponta-retracao-de-08-na-atividade-economica-em-maio

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE subiu 1,4 ponto em junho, para 98,8 pontos, maior nível desde outubro do ano passado (100,4 pts.). Com o resultado, o indicador registra um crescimento acumulado de 7,0 pontos no segundo trimestre de 2022, após recuar 8,2 pontos nos dois trimestres anteriores. https://portalibre.fgv.br/noticias/confianca-empresarial-sobe-14-ponto-em-junho-e-registra-sua-quarta-alta-consecutiva

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE variou 0,5 ponto em julho, para 79,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,3 ponto, para 78,0 pontos. https://portalibre.fgv.br/noticias/confianca-dos-consumidores-avanca-05-ponto-em-julho

Indicadores de tendências e ciclos de negócio são importantes para que possamos entender o cenário onde estamos inseridos, e esse conhecimento de mercado permite que possamos levar mais conhecimento e informação para nossos clientes.

Fonte: IBREFGV. INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA (FGV IBRE) Disponível em: https://portalibre.fgv.br/, consultado em 30/07/2022 as 09:12h.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse